Plano de saúde para titular e dependente

Plano de saúde para titular e dependente

VEJA QUANTO CUSTA UM PLANO PARA TITULAR E DEPENDENTES

Um plano de saúde garante segurança e tranquilidade durante o dia a dia e também ao longo de toda uma vida. Afinal, são muitas vantagens. Porém, não basta ter acesso a tudo isso, você quer que seus familiares e entes queridos possam usufruir de tudo isto, não é?

Eis que então surgem as dúvidas com relação ao plano de saúde para titular e dependente. Como funciona, como incluir, quem tem direito, quais os direitos. Por isso, a seguir, vamos explicar como funciona a relação titular/dependente nos planos de saúde.

Relação titular e dependente nos planos de saúde!

Bem, como qualquer outro sistema ou alocação de beneficiários, há regras bem definidas para inclusão de dependentes no plano de saúde.

Os beneficiários de planos de saúde são representados, em sua grande maioria, por familiares de associados de planos empresariais. Afinal, ser uma empresa que oferta este tipo de benefício atrai muitos chefes de família.

Quando houver a necessidade de incluir um dependente no plano de saúde, a primeira coisa a que você deve fazer é ler atentamente o contrato. É preciso entender e conhecer exatamente o que foi contratado e acordado entre a empresa e a operadora. Na verdade, este cuidado precisa ser redobrado quando se tratam de planos empresariais, pois, normalmente, há alguma cláusula específica sobre inclusão de dependentes.

Se lá estiver previsto a inclusão dos dependentes, também deve estar informado sobre a forma de incluir as pessoas no convênio. Além disso, o contrato deve indicar, ainda, se há custos ou prazos a serem respeitados, no caso do titular querer alterar o plano.

Quem podem ser os dependentes do plano de saúde?

A primeira e mais importante informação é que o dependente não pode ser qualquer pessoa que o titular queira incluir.

De acordo com a legislação e as normas da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), pode ser dependente do plano de saúde: parentes de 1º a 3º grau consanguíneo (filhos, pais, tios, sobrinhos, netos, avós etc.), cônjuge ou companheiro (marido, esposa ou parceiro em união estável) e parentes por afinidade (sogros).

Para o casal que possui uma união estável comprovada há o direito garantido, independentemente se o parceiro é do mesmo sexo ou não.

Dúvidas frequentes sobre dependentes em planos de saúde

Existe mínimo ou um limite de idade para os filhos?
Sim. É bastante comum que os planos estabeleçam um limite de idade para os dependentes de 1º grau do titular. Em alguns casos, o filho deixa de ser dependente do plano com 21 anos. Mas existem contratos que estendem essa idade.

A continuidade dependerá da política adotada e negociada pela empresa contratante e das regras da operadora de saúde.
Os filhos de beneficiários de planos de saúde têm direito garantido para ingressar no plano dos pais desde o seu nascimento. Esse direito cobre filhos adotivos, tutelados ou enteados, sendo necessário somente comprovar o vínculo.

O que é preciso fazer para incluir os dependentes?
Normalmente, as operadoras solicitam os documentos para comprovar o vínculo entre o titular e o potencial dependente. Essa documentação vai depender do grau ou do tipo de conexão entre os dois.

Por exemplo, pode ser solicitado desde uma Certidão de Nascimento, para filhos, como Declaração de União Estável ou Certidão de Casamento, para os cônjuges. Além de documentos pessoais, como o RG.

Algumas regras para ficar atento

No caso de filhos, o pai ou a mãe beneficiários do plano deve fazer a inscrição da criança dentro do prazo de 30 dias após o nascimento ou a adoção;
Mesmo em casos os quais o parto não tenha sido coberto pela operadora do plano de saúde de um dos pais, a inscrição pode ser feita.

Quer saber mais sobre as regras para inclusão de dependentes nos planos de saúde? Entre em contato com um de nossos corretores!

PROCURANDO UM PLANO DE SAÚDE?

Disponibilizamos os melhores planos de saúde em São Paulo e todo Brasil, saiba mais nos links abaixo e solicite uma cotação.

VEJA QUANTO CUSTA UM PLANO PARA TITULAR E DEPENDENTES

Acesse as tabelas de planos de saúde:

Mais notícias sobre planos de saúde

NotreDame Intermédica quer mais 28 laboratórios em 2019

NotreDame Intermédica quer mais 28 laboratórios em 2019

Uma das maiores operadoras de saúde do país, a NotreDame Intermédica, anunciou que irá abrir ainda neste ano 28 laboratórios de exames clínicos e mais.
Planos de saúde com Rede D'OR

Amil descredencia hospitais da rede D'OR

Amil descredencia hospitais da rede D'OR - Rede São Luiz. Hospitais da rede D'OR descredenciados no Rio de Janeiro, São Paulo, Pernambuco e Distrito Federal
Bradesco Saúde sem reajustes elevados

Bradesco Saúde sem reajustes elevados

Convênio Bradesco acredita que os grandes reajustes dos planos de saúde ficarão para trás.
Unimed BH agiliza consultas e exames

Unimed BH agiliza consultas e exames

Unimed BH agiliza consultas e exames - Convênio Unimed Belo Horizonte. Unimed de Belo Horizonte, em Minas Gerais usa inteligência artificial para agilizar.
Plano de saúde com telemedicina Omint

Plano de saúde com telemedicina Omint

A operadora Omint é a primeira a atuar com telemedicina no Brasil. Foi assim que nasceu o Dr. Omint Digital.
Notredame inaugura hospital ABC

Notredame inaugura hospital no ABC

O Grupo NotreDame Intermédica (GNDI) inaugurou o Hospital e Maternidade NotreCare ABC neste mês de março. A instituição está localizada em São Bernardo do Campo.
Notredame Intermédica com novos planos regionais

Notredame Intermédica com novos planos regionais

Notredame Intermédica com planos regionais no interior de São Paulo, região do ABCD e Rio de Janeiro. Um mix de convênios com qualidade e preços acessíveis.
Portabilidade de carência no plano empresarial

Portabilidade de carência no plano empresarial

A portabilidade de carências passa a ser um direito efetivo de todo consumidor de planos de saúde.
Amil prioriza médico da família

Amil prioriza médico da família

Com isto, a operadora busca incentivar os beneficiários a focarem em médicos da família, ou seja, um atendimento mais generalista e, só depois, partir para especialistas.
Planos de saúde com médico de família

Planos de saúde com médico de família

Um novo modelo, visando a redução do custo dos planos está se popularizando: são os médicos de família.
Bupa - Convênio Médico Care Plus

Bupa - Convênio médico Care Plus

Companhia britânica de saúde, Bupa, cogita novos mercados brasileiros. Dona da Care Plus, a Bupa é a maior seguradora de saúde do Reino Unido.
Sulamérica compra Prodent

Sulamérica compra Prodent

A SulAmérica afirmou que a Prodent é a oitava maior operadora de planos odontológicos do Brasil.