Diferença entre plano de saúde e seguro saúde

Diferença entre plano de saúde e seguro saúde


Qual a diferença entre plano de saúde e seguro saúde?

Entenda o que significam e qual a melhor alternativa para o plano empresarial.

A grande diferença entre plano de saúde e seguro saúde é que o primeiro possibilita reembolso das despesas médico-hospitalares e odontológicas. Se a empresa deseja que seus funcionários tenham liberdade de escolha de profissionais de saúde, hospitais, clínicas e laboratórios, o seguro é o mais indicado.

No seguro saúde, as coberturas são contratadas contra o pagamento do que se denomina prêmio, que é a mensalidade. Dessa forma, a seguradora suporta os custos financeiros do tratamento do segurado em rede referenciada ou por reembolso das despesas com cirurgias, exames clínicos, tratamentos, consultas e internações realizadas por um médico, clínica ou hospital de sua preferência e conforme os valores contratados. Embora o seguro saúde permita a livre escolha, é importante avaliar se o valor de reembolso contratado é muito abaixo do preço dos serviços privados médico-hospitalares e odontológicos.

Se este for o caso, a opção por planos de saúde é mais vantajosa do que o seguro saúde, porque o atendimento exclusivo na rede referenciada não exige participação financeira do beneficiário. Já o plano de saúde dá direito ao beneficiário de ter assistência médica, hospitalar e odontológica exclusivamente na rede própria e/ou referenciada da operadora, exceto em casos de urgência e emergência fora da região de atendimento do plano. Os planos de saúde são regulados e fiscalizados pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).

A ANS define oito modalidades de operadoras: as administradoras, as cooperativas médicas, as cooperativas odontológicas, as instituições filantrópicas, as de autogestão (patrocinadas e não patrocinadas), as empresas ou entidades de medicina de grupo, as de odontologia de grupo e, desde 2001, as seguradoras especializadas em saúde. Conheça aqui as diferentes modalidades de operadoras de planos de saúde.

 

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *