Vale a pena ter um plano de saúde?

Vale a pena ter um plano de saúde?

Será que vale a pena ter um plano de saúde? Muito provavelmente você não lembra da última vez que precisou visitar um médico. Os exames de rotina e checagem ficam para depois, afinal, não há nenhum indício de que você deva se preocupar com algo, certo? Pensando assim, existe uma grande possibilidade de você considerar que um plano de saúde é dispensável, um custo sem necessidade, uma despesa que não oferece um retorno.

No entanto, existem uma série de motivos pelos quais você verá que vale muito a pena contratar um plano de saúde e nós vamos explicar para você os principais deles. Isto porque um plano de saúde é mais ou menos como o seguro de automóvel, que você paga e acha desnecessário até que você, de fato, precise dele e agradeça por estar com tudo em dia pois sem ele o transtorno seria muito maior.

SUS

O Sistema Único de Saúde enfrenta uma série de problemas que são mostrados diariamente nos noticiários. Sem um plano de saúde que assegure atendimento diante de uma necessidade, você precisará a recorrer ao sistema, onde se espera meses para uma consulta, dependendo do que, até anos. Outra opção é, claro, pagar particular, mas os valores são pelo menos cinco vezes maiores do que você gastaria se tivesse um plano de saúde intermediando o contato.

Investir x plano de saúde

Algumas pessoas levantam a questão de que poderia ser mais lucrativo fazer um investimento financeiro com o dinheiro e usá-lo frente a uma necessidade médica do que, de fato, pagar um plano de saúde a uma operadora. No entanto, é preciso lembrar que a grande maioria dos exames e procedimentos médicos custam muito caro e podem consumir rapidamente o dinheiro da sua poupança/ aplicação. É o caso, por exemplo, de se precisar de uma consulta médica, exames, cirurgia, medicamentos. Esta conta pode chegar a quatro dígitos muito antes do que você perceba.

Existem planos de saúde para todos os tipos de necessidades

Se você se identifica com a descrição do início deste texto, saiba que existem planos que contemplam o seu estilo. Por exemplo, se você é saudável e não está em nenhum tratamento médico e realiza, periodicamente, apenas exames de rotina preventivos, você poderá optar por um plano básico. Assim, você terá acesso a isto de forma mais barata e não precisará arcar com despesas de serviços desnecessários. E assim por diante. Se sua necessidade for maior, você poderá contratar mais serviços da operadora. Logo, o custo será proporcional a sua necessidade.

Acidentes acontecem

Pode ser com o seu filho, com o seu pai, com você. Acidentes acontecem, sejam pequenos ou graves e você precisará de atendimento médico. Sem o amparo de um plano de saúde, sua saída é um pronto socorro, que na grande maioria do país, enfrentam os problemas da falta de estrutura e equipe para suprir toda a demanda encontrada diariamente. Isto pode ser evitado se você tiver com um plano de saúde por você, que possa auxiliar muito mais rapidamente e sem o desgaste tanto financeiro e emocional de ser pego de surpresa por uma situação desagradável.

Procurando um plano de saúde?

Disponibilizamos os melhores planos de saúde em São Paulo e todo Brasil, saiba mais nos links abaixo e solicite uma cotação.

Acesse as tabelas de planos de saúde: