Convênio médico e plano de saúde: Qual a diferença?

Convênio médico e plano de saúde

Convênio médico e plano de saúde: Qual a diferença?

Para quem está buscando a melhor forma de cuidar e proteger sua saúde, provavelmente se deparou com a questão convênio médico e plano de saúde. Você saberia dizer qual é a diferença entre eles?

Para que você possa fazer a escolha certa e ter os melhores benefícios, preparamos um material a seguir para explicar ao certo o que são todos esses pontos. Quer descobrir? Então continue lendo!

Vamos lá?

Qual a diferença entre convênio médico e plano de saúde?

O que é um plano de saúde?

Vamos começar com os planos de saúde. Este é um serviço ofertado por uma empresa privada, a qual disponibiliza uma rede de atendimento médico, contanto com laboratórios, psicólogos, angiologistas, cardiologistas, entre outros especialistas.

Sendo assim, cada empresa terá sua própria rede de atendimento com clínicas e profissionais cadastrados.

Quando se precisa utilizar um plano de saúde é necessário consultar a rede de atendimentos e selecionar o laboratório, a clínica ou o profissional disponibilizado pela empresa. Fora disso, o plano não consegue cobrir.

Aqui, é importante averiguar dois quesitos, como os tipos de cobertura e abrangência, que variam bastante de empresa para empresa. As decisões, para ambos casos, irão depender do seu perfil e das necessidades da sua família ou colaboradores.

Existem diversas modalidades de planos de saúde, dentre elas:

  • Individual: somente uma pessoa terá acesso ao pacote de serviços.
  • Familiar: cobre familiares diretos do contratante, o que inclui pai, mãe, cônjuge e filhos.
  • Coletivo: é contratado por um grupo de pessoas, normalmente em associações de classes, sindicatos etc.
  • Empresarial: direcionado para empresas públicas e privadas que desejam atender seus colaboradores. Neste caso, é debitado diretamente na folha de pagamento do funcionário, reduzindo parte da burocracia.

Outra segmentação dos planos é por abrangência, confira:

  • Ambulatorial: um plano básico, com cobertura para consultas e procedimentos mais simples. Aqui, as restrições irão depender do contrato de cada operadora;
  • Hospitalar: oferece tudo do anterior e mais internação sem limites de prazos;
  • Hospitalar com obstetrícia: seguindo neste lógica, tudo que o anterior, mais pré-natal, parto e atendimento ao recém-nascido;
  • Plano odontológico: neste caso, está restrito o atendimento aos procedimentos odontológicos feitos em um consultório, como periodontia, exames radiológicos, endodontia e cirurgias orais mais simples, além de emergências e urgências.

O que é um convênio médico?

Um convênio médico é um serviço oferecido por empresas privadas para gerar o atendimento de saúde, médico e hospitalar aos conveniados. A partir disto, existem 3 modelos de convênio.

1 – empresariais: convênios que podem ser oferecidos ao funcionário de uma empresa que tem parceria com uma operadora de planos de saúde.

2 – pessoa física/familiar: tipo de contratação na qual não se precisa fazer parte uma empresa, que seria o convênio médico pessoa física (individual e familiar).

3 – convênio médico coletivo por adesão: contratado por uma associação ou grupo específico de profissionais (entidade de classes).

Os convênios médicos também são regidos pela Agência Nacional de Saúde Suplementar, a qual estabelece alguns padrões de serviços.

Além disso, você pagará uma mensalidade pelo convênio e se for contratado através da empresa que você trabalha ou trabalhou, possivelmente o valor será menor do que um convênio individual (pessoa física).

Uma grande maioria das empresas não vendem mais planos individuais, somente empresariais.

Pronto! Agora você já entende a diferença entre convênio médico e plano de saúde. Quer encontrar a melhor solução para você? Entre em contato com um de nossos corretores e faça a sua solicitação de orçamento sem compromisso.

PROCURANDO UM PLANO DE SAÚDE?

Disponibilizamos os melhores planos de saúde em São Paulo e todo Brasil, saiba mais nos links abaixo e solicite uma cotação.

Acesse as tabelas de planos de saúde: