Bradesco Saúde sem reajustes elevados

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A maior operadora de planos de saúde

A maior operadora de planos de saúde do Brasil, a Bradesco Saúde, conta com mais de 3,6 milhões de clientes e, segundo seu diretor-presidente, Manoel Peres viveu momentos complexos nos últimos anos.

Entre os anos de 2016 e 2018 a empresa chegou a perder cerca de 700 mil clientes. Mas, mesmo entre as dificuldades, conseguiu seguir crescendo. No ano de 2018, faturou mais de R$ 23 bilhões, aumento de 6% frente a 2017. Segundo Peres, o resultado vem devido ao modelo da empresa.

Ajustes na rede credenciada Bradesco

De acordo com o executivo, foram feitas uma série de ajustes em todo o modelo de operação. O projeto contou com uma reformulação completa do modelo de remuneração da rede referenciada. “Eu acho que esse foi o principal fator que contribuiu para que a gente conseguisse manter a saúde financeira e os resultados. Fechamos 2018 com receita de prêmios superior a R$ 22,3 bilhões, crescimento da ordem de pouco mais de 6%.”

Procedimento padronizado

Na prática, a operadora passou a remunerar os prestadores por meio de um modelo chamado procedimento padronizado. Isto é, todos os procedimentos que têm elevada previsibilidade de desfechos clínicos, como as hérnias, partos e outros procedimentos costumeiros têm a tendência por um desfecho bastante previsível. Com isso, fica mais fácil para o hospital e os demais prestadores de serviços, estipular valor de acordo com a complexidade do caso.

Valor fixo

A partir disto é definido um valor fixo, em vez do antigo modelo de custos abertos, em que cada agulha, gaze, seringa ou comprimido que era usado entrava na conta. Dessa forma, se consegue ter mais previsibilidade de custos. Isso deu também mais segurança para os clientes empresariais, algo que ajudou a manter o custo da assistência mais estável.

Bradesco Saúde Sem reajustes elevados

Com esse novo padrão de trabalho, a operadora consegue garantir a ausência de reajustes elevados. “A assistência à saúde, infelizmente, no mundo todo tem a tendência de evolução de custo acima da inflação média. Isso ocorre por vários fatores. Sem dúvida nenhuma, em um cenário de crise como a que atravessamos, os reajustes dos custos de assistência se elevam em patamares acima da inflação, e trazem um grande desafio embutido para todos nós. Mas, de toda a forma, o Brasil se saiu bem em 2018 nessa questão.”, afima.

Menor custo possível

A Bradesco conseguiu, durante este período conturbado, manter os clientes corporativos e repassando o menor custo possível. Ao mesmo tempo, renegociou com a rede de credenciados uma condição que mantivesse o custo assistencial num patamar aceitável para a maioria dos clientes. Assim, conseguiu melhores resultados mesmo entre as perdas.

Sobrevivendo às fraudes

Para o executivo, outro grande problema do setor são as fraudes. Ainda mais na área de reembolso, algo que impacta negativamente os negócios. Por isso, a empresa vem apostando em uma forma diferente, como as medicinas de grupo. O segurado pode optar e tem a liberdade de escolher onde ele vai e apresentar recibos

Despesas Médicas

Apesar de ser difícil mensurar o tamanho do prejuízo, somente no ano passado a seguradora pagou cerca de R$ 19,5 bilhões em despesas médicas e hospitalares. Desse total, entre 8% a 10%, quase R$ 2 bilhões, foram reembolsos. Não se pode afirmar com certeza os números de fraudes, são significativos ali dentro.

O processo para identificar essas fraudes é complexo. “As fraudes têm uma natureza muito criativa, mas nem tudo é recibo falso. O uso inadequado também gera grandes perdas. Não dá para dizer exatamente que é fraude, pode ser também abuso. Há um limite muito tênue, no caso do atendimento médico, entre fraude e abuso.”, finaliza.

Uso inadequado do plano de saúde

Por exemplo, o uso inadequado dos serviços de saúde, com excesso de solicitações, que não são necessárias para determinado procedimento, é um abuso. Há casos, relata, de solicitações de 100 a 150 exames de um único paciente, de uma só vez. Há casos de pedidos de 10 tubos de sangue para fazer dosagem de todo tipo, de toda natureza. Todos são abusos que tornam o sistema prejudicial para todos.

Como fugir dos abusos?

As grandes parceiras das operadoras, nestes casos, são as empresas. É onde entra também a coparticipação, que exerce um papel fundamental na conscientização das pessoas.

Bradesco saúde com coparticipação

“Os produtos que têm coparticipação exercem papel fundamental, porque a pessoa vê, recebe a demonstração daquilo que ela usou, questiona, e verifica aquilo que foi pago. Sem dúvida, os produtos com coparticipação têm auxiliado muito na conscientização das pessoas para o uso adequado do benefício. Por outro lado, há o papel de orientação das pessoas com relação à própria saúde, da responsabilidade individual com os hábitos de vida, alimentação e atividade física.”, diz Manoel Peres.

Sem grandes reajustes

Por fim, o executivo acredita que os grandes reajustes dos planos de saúde ficarão para trás. Para ele, haverá uma reacomodação do uso e também das utilizações dos recursos. Tudo para tornar o serviço mais sustentável para todos!

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