Dicas para contratar um plano de saúde

Dicas para contratar um plano de saúde

Separamos para você as principais dicas para contratar um plano de saúde, tudo o que você precisa saber antes de contratar um plano de saúde
É preciso estar atento a todos os detalhes para não ser surpreendido pelo serviço de saúde

Pesquisa, atenção redobrada e muita cautela.

Essas são as regras de ouro para quem está buscando o plano de saúde ideal. Afinal, seu objetivo é se sentir seguro e protegido, certo? Então não poupe esforços para conhecer todos os detalhes do plano que você está prestes a assinar e não pegue a caneta antes de sanar todas as suas dúvidas, mesmo que possam parecer óbvias ou que você “acredite” que tenha compreendido.

Primeiros passos antes de contratar um plano de saúde

Um dos primeiros passos é consultar a Agência Nacional de Saúde Suplementar, a ANS, que terá algumas orientações básicas e também informações de grande importância, como a regularidade do cadastro desta empresa que está fornecendo o plano de saúde, histórico de atividades e, principalmente, as reclamações. Este é o ponto de partida. Conheça a fama, os prós e os contras. Converse com seu grupo de amigos, conhecidos, colegas de trabalho. Informação e referências nunca são demais.
Além disto, existem mais alguns pontos bastante importantes e que não podem ser negligenciados. Confira a lista que elaboramos com todos os detalhes que você precisa estar atento antes de contratar um plano de saúde:

(1) – Leia, re-leia e leia novamente o contrato

É neste documento que constam todos os seus direitos e os deveres do serviço que será prestado. Não pule as letras pequenas do rodapé. Tudo pode ser conversado e ajustado para que você tenha o maior número de benefícios e se sinta mais seguro com o que está sendo contratado. Em caso de algum problema ou falta de assistência é ele que será consultado. Depois de assinado, dificilmente poderá ser revogado, já que é seu dever estar ciente do que está assinando.

(2) – Tenha claro aquilo o que você está buscando no plano

Esqueça o valor por um momento e pense nos seus objetivos através daquele serviço. Você está buscando um plano individual ou familiar? Se for, saiba que essas modalidades que podem ser contratadas por pessoas físicas e que cobrem uma ou mais pessoas e são negociados diretamente com quem oferece o plano. É para a sua empresa? Já estes costumam ser intermediados por entidades de classe ou a própria diretoria.

(3) – Fique de olho no que diz respeito ao reajuste

Alguns planos utilizam o padrão de reajuste anual, outros por faixa etária. Normalmente, os planos coletivos são os que apresentam os maiores índices de reajuste. Caso seja por faixa etária, fique atento aos grupos e já saiba antecipadamente quanto você mudará de enquadramento para a empresa. É importante também pedir por escrito a tabela dos valores e suas porcentagens para não ser pego de surpresa.

(4) – Onde posso ser atendido pelo plano escolhido

Tenha pleno conhecimento sobre a abrangência de cobertura do plano de saúde que você escolheu. Caso seja regional, tenha a clareza de que você está limitado ao atendimento exclusivamente na sua localidade. Já um plano nacional cobre, é claro, o país inteiro. Outro ponto também essencial é verificar quais redes são credenciadas, como hospitais, que você encontrará atendimentos de urgências e emergências e clínicas ou ambulatórios para a realização de exames médicos. Procure manter uma lista atualizada e com referências de onde procurar exatamente o que você precisa e evite surpresas desagradáveis.

(5) – Quando posso ser atendido pelo plano

Consulte a empresa que você está negociando, mas normalmente há alguns prazos que costumam ser seguidos conforme a necessidade do contratante. A carência para urgência e emergência é, geralmente, de 24 horas. A de internações, assim como para cirurgias e outros procedimentos que se enquadrem no quesito alta complexidade tende a ser de 180 dias. Está esperando um bebê? O atendimento que diz respeito ao parto chega, muitas vezes, a 300 dias. Reforçando: consulte a empresa que você está contratando. Podem haver divergências.

Anotou? Então você está pronto para dar o próximo passo. O importante, é claro, é se sentir seguro quanto ao serviço que está sendo solicitado e a empresa que está sendo contratada. Após esses fatores, é hora de avaliar o custo-benefício e ter certeza de quanto do orçamento pessoal ou familiar é possível ser comprometido para a contratação do plano de saúde.

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